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(41) 99662 - 1938 pix
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Autor: Alvares de Azevedo
sinopse
Noite na taverna
Noite na Taverna é uma narrativa (novela ou conto) construída em sete partes, contendo epígrafes e os nomes de cada personagem, como subtítulos, antecedendo as narrativas, contadas em uma taverna. Há, na última parte, o entrelaçamento da história de Johann e de alguns personagens.
Mais do que pelos elementos romanescos e satânicos que a condimentam (violentação, corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia, assassinatos por vingança ou amor), a obra impõe-se pela estrutura: um narrador em terceira pessoa introduz o cenário, as personagens, a situação, e praticamente desaparece, dando lugar a outros narradores - as próprias personagens, que em primeira pessoa contam, uma a uma, episódios de suas vidas aventureiras.
Na última narrativa, a presença física (na roda dos moços) de personagens mencionadas em uma narrativa anterior faz com que todo o ambiente fantástico e irreal dos contos se legitime como
verídico.
Noite na Taverna, obra escrita em tom bastante emotivo, antecipa em vários aspectos a narração da prosa moderna: a liberdade cênica, a dupla narração e suas confluências, a mistura do real ao fantástico conferem atualidade à obra, apesar de toda a atmosfera byroniana.
Macário
A obra Macário é considerada uma peça de teatro, e ao mesmo tempo uma narrativa talvez com certo caráter pessoal. Ela é dividia em dois episódios, e conta a história de Macário, um jovem que tem um encontro com satã, e debate pensamento de amor com seu amigo Penseroso. Uma obra considerada por muitos críticos como muito dramática, para alguns é tida como genial, e para outros é vista como extravagante e sem sentido. O fato é que esta é uma obra clássica que deve ser lida por todo brasileiro.
sinopse
Noite na taverna
Noite na Taverna é uma narrativa (novela ou conto) construída em sete partes, contendo epígrafes e os nomes de cada personagem, como subtítulos, antecedendo as narrativas, contadas em uma taverna. Há, na última parte, o entrelaçamento da história de Johann e de alguns personagens.
Mais do que pelos elementos romanescos e satânicos que a condimentam (violentação, corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia, assassinatos por vingança ou amor), a obra impõe-se pela estrutura: um narrador em terceira pessoa introduz o cenário, as personagens, a situação, e praticamente desaparece, dando lugar a outros narradores - as próprias personagens, que em primeira pessoa contam, uma a uma, episódios de suas vidas aventureiras.
Na última narrativa, a presença física (na roda dos moços) de personagens mencionadas em uma narrativa anterior faz com que todo o ambiente fantástico e irreal dos contos se legitime como
verídico.
Noite na Taverna, obra escrita em tom bastante emotivo, antecipa em vários aspectos a narração da prosa moderna: a liberdade cênica, a dupla narração e suas confluências, a mistura do real ao fantástico conferem atualidade à obra, apesar de toda a atmosfera byroniana.
Macário
A obra Macário é considerada uma peça de teatro, e ao mesmo tempo uma narrativa talvez com certo caráter pessoal. Ela é dividia em dois episódios, e conta a história de Macário, um jovem que tem um encontro com satã, e debate pensamento de amor com seu amigo Penseroso. Uma obra considerada por muitos críticos como muito dramática, para alguns é tida como genial, e para outros é vista como extravagante e sem sentido. O fato é que esta é uma obra clássica que deve ser lida por todo brasileiro.
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