Lolita
×
Lolita
Lolita
R$ 8,00
Autor: Vladimir Nabokov


Sinopse


A ação do romance é precedida por um "Prefácio" de um Doutor em Filosofia, John Ray Jr., que afirma ao leitor que o texto a seguir foi escrito sob o título de Lolita, ou A Confissão de um Viúvo de Cor Branca, por um homem cujo o pseudônimo é "Humbert Humbert". Consta que Humbert Humbert morreu de trombose coronária ao terminar seu manuscrito, os acontecimentos do romance, enquanto aguardava julgamento por assassinato, em 16 de novembro de 1952. Ele também afirma que a Sra. Richard Schiller [Lolita] morreu ao dar à luz uma menina natimorta no dia de Natal de 1952, com a idade de 17.

Humbert Humbert nascido em Paris em 1910, começa uma breve descrição de sua vida até o ponto onde ele encontra Lolita. Ele passa a infância na Riviera Francesa, onde seu pai é dono de um luxuoso hotel. Humbert tem muitas experiências, uma delas é ter sua mãe morta por um raio. Porém, a mais importante foi ter se apaixonado, no verão de 1923, por uma menina chamada Annabel Leigh, que está no hotel de férias com os pais. Mas esse amor não foi consumado devido a morte prematura de Annabel (causada por tifo). Ele sugere que o seu amor não consumado por Annabel causou sua obsessão adulta por meninas entre as idades de 9 e 14, ou "ninfetas".

Humbert é educado na França e Inglaterra. Após a formatura Humbert, agora um estudioso literário, trabalha como professor e edita um livro de literatura acadêmica. Ele se entrega a suas fantasias sexuais, fingindo ler um livro em um parque público e sendo excitado por ninfetas brincando perto dele, assim como por visitar uma prostituta que ele acredita ter 16 ou 17 anos e imaginá-la sendo três anos mais jovem. Depois de uma estreita ligação com a polícia, quando ele solicitou uma menina ninfeta de idade de um cafetão, Humbert se casa com uma mulher com maneirismos infantis, Valéria, para sua segurança. Seu casamento com Valéria se dissolve, e depois de outra visita a um hospital psiquiátrico após um colapso mental, ele se muda em 1947 para uma pequena cidade da Nova Inglaterra chamada Ramsdale para escrever.

Humbert fantasia em encontrar e eventualmente acariciar a filha de 12 anos de uma família pobre de quem havia concordado em alugar um quarto, e comprar um saco de brinquedos caros antes de conhecer a família McCoo. Mas chegando lá, ele descobre que a casa na qual estava indo morar, foi destruída em um incêndio, por isso é forçado a procurar novas instalações. Uma Sra. Haze se oferece para acomodá-lo, e Humbert visita sua residência com relutância por educação, como "havendo desaparecido a única razão para [sua] vinda [à Ramsdale]". Ele planeja declinar a oferta da viúva Charlotte Haze, até que ela finalmente lhe mostra o seu jardim e sua filha de 12 anos, Dolores (nascida em 19358 ), conhecida como "Lo", "Lola" ou "Dolly". Humbert imediatamente se apaixona, em parte devido à sua estranha semelhança com Annabel; ele secretamente apelida Dolores de "Lolita". Humbert fica em casa apenas para permanecer perto dela.

Enquanto Humbert continua a observar e fantasiar sobre Dolores, ambos gradualmente começam a desenvolver uma relação muito próxima. Embora Dolores parece não notar as malignas intenções de Humbert, sua preferência por ele apenas alimenta a obsessão de Humbert. Em um exemplo estranho, Dolores se joga no colo de Humbert e cantam uma canção popular da época, enquanto ela "estremecia e se contorcia" em cima dele. Isso faz com que Humbert ejacule quase que instantaneamente, embora Dolores não percebesse. Charlotte em um ponto menciona um passeio em grupo para uma praia em um lago. Essa ideia parece agradável para Humbert, pois Dolores estaria seminua, e começa a ansiar pelo passeio. Mas sua fantasia nunca viria a ser concretizada. Quando a primavera se transforma em verão, para grande descontentamento de Humbert, Charlotte envia Dolores para um acampamento de verão, deixando-os sozinhos em casa. Mas enquanto Dolores está indo embora para o acampamento, para grande surpresa de Humbert, ela corre de volta para casa e abraça Humbert com um beijo de boca aberta.

Enquanto Dolores está fora no acampamento de verão, Charlotte, que se apaixonou por Humbert, diz que ele deve se casar com ela ou sair. Humbert aceita se casar com Charlotte, a fim de continuar a viver perto de Lolita. Charlotte é alheia a aversão de Humbert para com ela, bem como seu desejo por Lolita, até que ela lê seu diário. Conhecendo os verdadeiros sentimentos e intenções de Humbert, Charlotte planeja fugir e enviar Lolita para um reformatório, ameaçando expor Humbert como uma "fraude detestável, abominável e criminosa". Durante a discussão com Humbert, Charlotte não acredita em suas garantias de que o diário era apenas um esboço de um futuro romance e corre para fora da casa, em uma tentativa de enviar cartas que visam isolar Lolita dele. No entanto, o destino intervém em nome de Humbert: como ele anda através da rua em estado de choque, Charlotte é atingida e morta por um carro que passava, enquanto ela corria para a caixa de correio do outro lado da rua.

Humbert busca Lolita do acampamento, fingindo que Charlotte foi hospitalizada. Ao invés de voltar para a casa de Charlotte, Humbert leva Lolita para um hotel, chamado "Os Caçadores Encantados", onde ele dá suas pílulas para dormir. Humbert planeja usar o sonífero para drogar e ter relações sexuais com Lolita enquanto ela está inconsciente. Enquanto espera as pílulas terem efeito, ele vagueia pelo hotel e conhece um homem que parece saber quem ele é (mais tarde revelado ser Clare Quilty). Humbert desculpa a si mesmo da conversa e volta para o quarto. Lá, ele tenta molestar Lolita, mas descobre que o sedativo é muito suave. Em vez disso, ela inicia o ato sexual na manhã seguinte, depois de explicar que ela tinha dormido com um menino no acampamento. Mais tarde, Humbert revela a Lolita que Charlotte está morta, não dando-lhe outra escolha a não ser aceitar o padrasto em sua vida em seu termos ou face a assistência social.

Lolita e Humbert dirigem por todo o país, que se deslocam de um estado para outro e de motel em motel. Ao visitar as inúmeras atrações, Humbert tenta criar experiências comuns que se ligam a Lolita e ele. A fim de desencorajar Lolita de ir à polícia, Humbert diz a ela que se for, ele vai ser preso, ela vai se tornar uma tutela do Estado e perder todas as suas roupas e pertences. Ele também suborna-a com comida, dinheiro, ou permissão para participar em eventos de entretenimento em troca de favores sexuais, mas ele sabe que ela não retribui o seu amor e não partilha dos seus interesses. Depois de um ano em turnê na América do Norte, os dois se estabelecem em outra cidade da Nova Inglaterra, Beardsley, onde Lolita está matriculada em uma escola de meninas. Humbert se torna muito possessivo e rigoroso, proibindo Lolita de participar de atividades extra-escolares ou conversar com os meninos. A maioria das pessoas da cidade vêem isso como a ação de um pai amoroso e preocupado, embora ultrapassada.

Lolita pede para ser autorizada a participar na peça da escola, e Humbert relutantemente dá sua permissão em troca de mais favores sexuais. A peça, cujo o título é, Os Caçadores Encantados, o mesmo nome do hotel onde Lolita e Humbert passaram a primeira noite após a morte de Charlotte, foi escrita por Clare Quilty. Quilty diz ter assistido a um ensaio e ficou impressionado com a atuação de Lolita. Pouco antes de começar a noite, Lolita e Humbert têm uma discussão feroz, e Lolita foge enquanto Humbert assegura aos vizinhos que está tudo bem. Ele a procura freneticamente até que ele descobre sua saída de uma cabine telefônica. Ela está em um clima agradável e radiante, dizendo que ela tentou alcançá-lo em casa e que "tem tomado uma grande decisão". Eles vão comprar bebidas e Lolita diz para Humbert que ela não se importa com a peça e quer retomar suas viagens.

Enquanto Lolita e Humbert dirigem para o oeste outra vez, Humbert tem a sensação de que seu carro está sendo seguido e se torna cada vez mais paranoico, suspeitando que Lolita está conspirando com outros, a fim de escapar. Ela adoece e fica convalescente em um hospital enquanto Humbert fica em um motel nas proximidades, sem Lolita pela primeira vez em anos. Uma noite, Lolita desaparece do hospital, com o pessoal dizendo a Humbert que seu "tio" a levou embora. Humbert embarca em uma busca frenética para encontrar Lolita e seu sequestrador, mas eventualmente desiste. Durante este tempo, Humbert tem um relacionamento de dois anos (que termina em 1952) com uma mulher chamada Rita, a quem ele descreve como um "tipo, bom esporte", que "solenemente aprova" sua busca por Lolita, sabendo nada dos detalhes.

Humbert recebe uma carta de Lolita, agora com 17 anos, que lhe diz que ela está casada (e que o nome dela agora é Dolores Schiller), grávida, e precisa desesperadamente de dinheiro. Humbert vai ver Lolita, dando-lhe dinheiro em troca do nome do homem que a sequestrou. Ela revela a verdade: Clare Quilty a levou do hospital depois de segui-los ao longo de suas viagens e tentou fazê-la sua estrela em um de seus filmes pornográficos. Quando ela se recusou, ele a jogou para fora. Ela teve trabalhos estranhos antes de conhecer e se casar com seu marido, que nada sabe sobre seu passado. Humbert pede a Lolita para deixar o marido, Dick, e viver com ele, o que ela se recusa a fazer. Ele lhe dá uma grande soma de dinheiro de qualquer maneira, o que garante seu futuro. Quando ele sai, ela sorri e grita adeus de uma maneira "doce, americana".

Humbert encontra Quilty, a quem ele tem a intenção de matar, em sua mansão. Antes de fazer isso, ele primeiro quer que Quilty entenda o por quê ele deve morrer, por se aproveitar de Humbert, um pecador, e por se aproveitar de uma desvantagem. Eventualmente, Humbert atira várias vezes (enquanto Quilty tenta negociar sua vida de uma forma espirituosa, apesar de bizarra). Com Quilty morto, ele sai da mansão. Humbert então alcança um